Faculdade do Comércio da Associação Comercial de SP projeta crescer até 50% no território nacional

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Falta de qualificação pode impactar bilhões de reais no PIB brasileiro até 2030.

A falta de qualificação pode impactar bilhões de reais no PIB brasileiro até 2030. De olho nesse movimento, a Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, prevê um crescimento de 50% até o final de 2023. Essa visão otimista conta com a capilaridade da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), entidade presente nas 27 unidades da federação. Hoje a FAC está presente em 13 estados.

Com cursos voltados para a capacitação da mão de obra do varejo e serviços, a FAC-SP está em plena expansão. Atualmente 1.600 alunos ativos (em cursos de graduação e pós-graduação), a unidade de ensino projeta encerrar o ano com 2.400 estudantes. E, para atingir esse resultado, a FAC irá dobrar o número de cursos oferecidos e ampliar de 104 para 130 a quantidade de polos de ensino à distância.

“Não há nenhuma dúvida de que a qualificação do varejo gera um incremento direto de receita. Na verdade, o investimento em educação e qualificação no comércio para comerciários, gerentes, supervisores e, também, diretores – impacta diretamente na receita direta das companhias. Há uma revolução no varejo brasileiro e global, em função do comércio eletrônico, que aponta que a qualificação é indispensável para esse momento digital. O varejo no Brasil representa hoje 27% PIB nacional e é o setor que emprega até 70% da mão de obra de serviços, o que inclui o comércio. Se imaginarmos que 70% da mão de obra está nesse setor, sendo um pilar de transformação, as empresas varejistas precisam passar por qualificação”, alerta Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC-SP.

Na foto Roberto Macedo ex-secretário de política econômica do Ministério da Fazenda e atual diretor da FAC-SP, Wilson Rodrigues diretor-geral da FAC-SP e o ex-embaixador e coordenador da pós-graduação Graduação Andrea Matarazzo

Em apenas dois anos e meio de operação, a Faculdade do Comércio se tornou referência no ensino voltado a atender as necessidades do varejo, chegando a ser reconhecida entre os principais centros de ensino privado do país. “A FAC, hoje consolidada entre as 5 melhores faculdades privadas do Brasil, pelo Guia das Faculdades, continuará crescendo em ritmo acelerado, pois é a faculdade oficial das associações comerciais do Brasil”, comenta o diretor geral da Faculdade do Comércio de São Paulo.

Recentemente, quatro novos cursos foram aprovados pelo MEC: Ciências Contábeis, que inclui não apenas técnicas e ferramentas para análise financeira, mas também o desenvolvimento de habilidades em gerenciamento de risco e tomada de decisão; Gestão Financeira, que prepara os alunos para compreender as dinâmicas do mercado financeiro, desde a gestão de investimentos até a criação de estratégias de negócios; Marketing, incluindo estratégias de marketing digital e análise de dados; e Comércio Exterior, que oferece habilidades em negociação e gerenciamento de risco em transações comerciais internacionais.

A coordenação acadêmica já trabalha para ampliar ainda mais a grade oferecida. “Vamos levar qualificação de nível superior para o comércio brasileiro, através das Associações Comerciais, para a melhoria do emprego, renda e desempenho das empresas”, destaca Rodrigues.

A Faculdade do Comércio é focada no desenvolvimento de empreendedores e colaboradores do comércio capazes de operar com competência o consumo digital e as mais inteligentes práticas de gestão comercial.

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